Gêneros em alemão – um guia [Infográfico]

Aprender os gêneros em alemão é a primeira dor de cabeça de todo estudante do idioma. Não há muitas regras claras de porquê alguns substantivos são der, die ou das. Mas há alguns macetes que podem ajudar você a desmistificar esse bixo de sete cabeças.

Iniciantes/Anfänger

Para os que estão iniciando nessa jornada, o mais fácil é não focar nas regras. Use cores, conexões, técnicas mnemônicas, os sentidos, música… Qualquer coisa que instigue sua memória e facilite a rentenção do conteúdo, assim como a achar essa informação no futuro, está valendo. Se fazer promessa pra Santo funciona pra você, vai firme! 🙂

Conforme aprende uma palavra nova já inclua o gênero nos estudos ou terá trabalho redobrado. Nessa hora você também vai perceber que aprender vocabulário em alemão fazendo traduções pode atrapalhar sua vida. Principalmente quando os gêneros não baterem nem um pouco. Como por exemplo: a mesa (der Tisch); o sol (die Sonne); a lua (der Mond). Percebeu agora como isso pode ficar confuso? Sempre que possível, evite estudar as palavras novas com a tradução. Dê preferência para figuras, frases de exemplo. Você verá que isso pode dar mais trabalho no início, mas se paga no longo termo.

Avançados/ Fortgeschrittene

Agora, para aqueles que já estão nessa jornada há algum tempo, aprender as regras e terminações pode representar um grande avanço e redução drástica nos erros. Mas ai você se depara com aquela lista enorme de terminações e se pergunta como diabos você vai decorar tudo isso ou mesmo se o esforço de decorar tudo isso vale a pena. Para tentar driblar essa decoreba chata temos algumas opções. Mas as que tendem a dar melhores resultados são as técnicas mnemônicas. Pegue as terminações e crie uma palavra, uma frase usando elas, por exemplo.

O professor de alemão e criador do programa Easydaf, Peter Heinrich tem um livro e uma série de materiais focados no uso de técnicas mnemônicas no aprendizado de alemão. Vale a pena conferir!

gêneros em alemão - infográfico

Fazer download do infográfico AQUI

Caso você prefira vídeos, que tal conferir nosso vídeo curtinho e simples trabalhando mais uma vez os gêneros em alemão e suas regras? É só dar o play!